anúncio de artifício

  • cv port
  • cv english
  • statement
  • textos
  • publicações
  • contato/contact

2023

  • sem título (nuvem)
  • reza, relicário, oferenda (série)

2022

  • espelho cego
  • quadrados (série)

2018

  • índice e repetição (série)
  • mon cher, je suis fatigué, et j'ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil!

2017

  • porta
  • aqui
  • ação para erguer colinas
  • mesa para atos menores

2016

  • HANDKE, P. A perda da imagem, 2002. p. 402-445
  • silêncio (série)
  • acidente geográfico (série)
  • partituras

2015

  • a perda da imagem
  • vento forte
  • refugo
  • ação de desenhar o que resta

2014

  • notícias de terras disciplinadas

2013

  • entre o vago e o preciso
  • Altamira, MG
  • colecionáveis (série)
  • árvores brandas (série)
  • copos (série)
  • sólidos provisórios II
  • sólidos provisórios I

2012

  • interrupções
  • espaço para dois
  • corpo doméstico – fragmento II
  • corpo doméstico – fragmento I
  • métodos racionais para operações intuitivas

2011

  • sol e aço
  • ponto e linha sobre plano
  • estudo para corpo

reza, relicário, oferenda (série)

2020-2023
colagem
(tecido sobre papel)
várias dimensões

reza, relicário, oferenda nomeia 3 desenhos feitos a partir da colagem de uma infinidade de estampas de tecidos pacientemente recortados por minha mãe ao longo de muitos anos. Com uma pequena tesoura de costura e enquanto ouvia a tv ou o rádio, ela as recortava diariamente e as separava em motivos que decorariam, por decoupage, toalhas de mesa e cozinha. A certa altura, minha mãe abandonou esse hábito, deixando um catálogo de flores, frutas e animais. Eu me apropriei deste imenso arsenal de tempo e cuidado que as pequenas figuras contêm para restituí-las em unidade, ordenando-as em formas circulares que evocam, à distância, imagens ambíguas de buquês ou coroa de flores.

Esta foi minha resposta silenciosa à pandemia, executada ao longo de 3 anos, e tomando o desenho por verbo de ação que requer presença, insistência e repetição propondo intervir no mundo também pela suspensão do tempo.

…………………………………………………………….

[prayer, reliquary, offering]

2020-2023
collage
(fabric on paper)
various dimensions

reza, relicário, oferenda names three drawings made from the collage of an infinite variety of fabric prints patiently cut out by my mother over many years. Daily, with a small sewing scissors, and while listening to the TV or the radio, she cut and separated them into motifs to later decorate tablecloths and kitchen towels through decoupage crafts. At a certain point, my mother abandoned this habit, leaving behind a catalog of flowers, fruits, and animals. I appropriated this immense arsenal of time and care embodied in those small figures to restore them as a whole. I arranged them into circular shapes that, seen from a distance, might evoke opposite images, both of bouquets or flower crowns.

Executed over three years, this was my silent response to the pandemic, using drawing as a verb of action that requires presence, insistence, and repetition, proposing to intervene in the world also through the suspension of time.

 

130,7 x 150,6 cm
130,7 x 150,6 cm
156,3 x 190 cm
156,3 x 190 cm
152 x 176,5 cm
152 x 176,5 cm