anúncio de artifício

  • cv port
  • cv english
  • statement
  • textos
  • publicações
  • contato/contact

2023

  • sem título (nuvem)
  • reza, relicário, oferenda (série)

2022

  • espelho cego
  • quadrados (série)

2018

  • índice e repetição (série)
  • mon cher, je suis fatigué, et j'ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil!

2017

  • porta
  • aqui
  • ação para erguer colinas
  • mesa para atos menores

2016

  • HANDKE, P. A perda da imagem, 2002. p. 402-445
  • silêncio (série)
  • acidente geográfico (série)
  • partituras

2015

  • a perda da imagem
  • vento forte
  • refugo
  • ação de desenhar o que resta

2014

  • notícias de terras disciplinadas

2013

  • entre o vago e o preciso
  • Altamira, MG
  • colecionáveis (série)
  • árvores brandas (série)
  • copos (série)
  • sólidos provisórios II
  • sólidos provisórios I

2012

  • interrupções
  • espaço para dois
  • corpo doméstico – fragmento II
  • corpo doméstico – fragmento I
  • métodos racionais para operações intuitivas

2011

  • sol e aço
  • ponto e linha sobre plano
  • estudo para corpo

colecionáveis (série)

2013
desenho, cartão-postal
(grafite ou caneta esferográfica e monotipia sobre papel; impressão offset ou c-print sobre papel couché)
dimensões variadas

colaboradores: Adaí Rosa, Dona Geralda, Gustavo, Karina, Leninha, Micheli, Nerino e Rafael Matos

Altamira é um distrito rural do município de Nova União, no entorno metropolitano de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Por ser pequena, não há qualquer carta de representação da cidade.

Durante o mês de residência na Mutuca (RAM), recolhi da população local trajetos significativos a eles, a fim de produzir cartografias. Os percursos particulares foram percorridos, fisicamente, para que fosse possível o mapeando topográfico das curvas de nível. Os desenhos das curvas de nível pautaram-se na relação entre meu corpo e a declividade das vias que, com certa experiência técnica, adquirida em levantamentos urbanos, é capaz de representar relevos. Todos os trajetos foram pontuados também por objetos coletados, carimbados in situ com a data e o horário de suas coletas.

Cada um dos 7 mapas, de autoria de residentes de Altamira, acompanham uma sequência de cartões-postais das fotografias dos objetos gravados. Juntos revelam as bordas de formação da paisagem: aquilo que foge à fotografia paisagística tradicional.

…………………………………………………………….

collectibles

2013
drawing, postcard
(graphite or pen, and monotype on paper;
offset or c-print on couché paper)
various dimensions

Altamira is a rural village of the municipality of Nova União. It is located in the surroundings of the metropolitan region of Belo Horizonte, the capital city of the state of Minas Gerais, Brazil. Being a small place, there is no map of the village.

During the residency month at Mutuca (RAM) I collected drawings of local routes which were made by the community. I then followed the paths to produce a topographic map representing the contour lines of the terrain. This drawing is made possible through the sensitive effort measured by my body while going up a slope, comparing it also with the topographic image. I acted as a cartographer, who has technical experience with urban mapping, capable of representing topography.

All the trails were punctuated with found objects: plastic bags, rocks, leaves, brick, bones, industrial trash, etc. Each one was stamped in situ with the word “lote” (lot) and a serial number, according to its date and time of collection.

The seven maps, individually framed, each one coproduced with an inhabitant of Altamira, are accompanied by a sequence of postcards. These are made with the photographs of the stamped objects. Together, map and objects reveal the edges of the landscape: that which escapes from the picturesque landscape photographs.