anúncio de artifício

  • cv port
  • cv english
  • statement
  • textos
  • publicações
  • contato/contact

2023

  • sem título (nuvem)
  • reza, relicário, oferenda (série)

2022

  • espelho cego
  • quadrados (série)

2018

  • índice e repetição (série)
  • mon cher, je suis fatigué, et j'ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil!

2017

  • porta
  • aqui
  • ação para erguer colinas
  • mesa para atos menores

2016

  • HANDKE, P. A perda da imagem, 2002. p. 402-445
  • silêncio (série)
  • acidente geográfico (série)
  • partituras

2015

  • a perda da imagem
  • vento forte
  • refugo
  • ação de desenhar o que resta

2014

  • notícias de terras disciplinadas

2013

  • entre o vago e o preciso
  • Altamira, MG
  • colecionáveis (série)
  • árvores brandas (série)
  • copos (série)
  • sólidos provisórios II
  • sólidos provisórios I

2012

  • interrupções
  • espaço para dois
  • corpo doméstico – fragmento II
  • corpo doméstico – fragmento I
  • métodos racionais para operações intuitivas

2011

  • sol e aço
  • ponto e linha sobre plano
  • estudo para corpo

quadrados (série)

2021
6.762 quadrados
desenho
(caneta hidrocor sobre papel)
94 x 127 cm

2022
8.000 quadrados
desenho
(caneta hidrocor, giz escolar e pastel oleoso sobre papel)
106,7 x 129,1 cm

2022
26.100 quadrados
desenho
(caneta hidrocor, giz escolar e pastel oleoso sobre papel)
194 x 224 cm

6.762, 8.000 e 26.100 é a quantidade de quadrados existentes em cada um dos 3 desenhos da série – respectivamente, vermelho, azul e preto. Cada quadrado, medindo aproximadamente 1,3 x 1,3 cm, é desenhado pelos limites físicos da trama de papeis que, por sua vez, contêm linhas desenhadas à caneta hidrocor, giz escolar e pastel oleoso. Fez-se, inicialmente, as linhas sobre os papeis. E, em seguida, eles foram recortados em fitas, para que então fossem tramadas. Se, num primeiro momento, o desenho é resultado da impregnação de uma matéria sobre um suporte, no seguinte, o desenho é o acontecimento no espaço tomando o próprio suporte como matéria para ação. Embora esses desenhos sejam, à rigor, bidimensionais, eles anunciam um movimento em direção à tridimensionalidade. Quanto maior a quantidade de quadrados, quanto maior a dimensão do desenho, tanto maior seu avanço para o espaço, seja por requerer espaço para apreciação, seja porque o peso de seu corpo aumenta, deformando, com isso, sua superfície planar.

…………………………………………………………….

[squares]

2021
6.762 squares
drawing
(marker pen on paper)
94 x 127 cm

2022
8.000 squares
drawing
(marker pen, chalkboard and oil pastel on paper)
106,7 x 129,1 cm

2022
26.100 squares
drawing
(marker pen, chalkboard and oil pastel on paper)
194 x 224 cm

6,762, 8,000, and 26,100 is the number of squares present in each of the 3 drawings of this series – respectively, red, blue, and black. Each square, measuring approximately 1,3 x 1,3 cm, is drawn by the physical boundaries of the paper weave, whose surface had previously been drawn with markers, chalk, and oil pastels. Initially, I draw the lines on the papers. Then, I slice them in strips in order to weave them. If, at first, the drawing results from the impregnation of a material onto a support, in the next moment, the drawing becomes an event in space, taking the support itself as the material for action. Although these drawings are, strictly speaking, two-dimensional, they announce a movement toward three-dimensionality. The greater the quantity of squares, the larger the size of the drawing, the more it advances into space, either by requiring space for appreciation or because its weight increases, thereby deforming its planar surface.