anúncio de artifício

  • cv port
  • cv english
  • statement
  • textos
  • publicações
  • contato/contact

2023

  • sem título (nuvem)
  • reza, relicário, oferenda (série)

2022

  • espelho cego
  • quadrados (série)

2018

  • índice e repetição (série)
  • mon cher, je suis fatigué, et j'ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil!

2017

  • porta
  • aqui
  • ação para erguer colinas
  • mesa para atos menores

2016

  • HANDKE, P. A perda da imagem, 2002. p. 402-445
  • silêncio (série)
  • acidente geográfico (série)
  • partituras

2015

  • a perda da imagem
  • vento forte
  • refugo
  • ação de desenhar o que resta

2014

  • notícias de terras disciplinadas

2013

  • entre o vago e o preciso
  • Altamira, MG
  • colecionáveis (série)
  • árvores brandas (série)
  • copos (série)
  • sólidos provisórios II
  • sólidos provisórios I

2012

  • interrupções
  • espaço para dois
  • corpo doméstico – fragmento II
  • corpo doméstico – fragmento I
  • métodos racionais para operações intuitivas

2011

  • sol e aço
  • ponto e linha sobre plano
  • estudo para corpo

espelho cego

2022
desenho
(madeira, espelho, tinta esmalte em spray e grafite)
218 x 101 cm

Espelho cego trata-se de um desenho políptico, composto por 4 partes. Ele tem por suporte 4 espelhos, de dimensões variadas, fixados em chassis de madeira. Os espelhos foram cobertos com tinta esmalte preta e em seguida recobertos a lápis grafite. Este último procedimento faz revelar as irregularidades da pintura e os atropelos de sua superfície que, de outro modo, aparentaria de uma uniformidade asséptica. Sua própria execução não deixa de incluir percalços próprios: riscos, arranhados, manchas, marcas das mãos – pequenos acontecimentos que, aqui e ali, revelam a materialidade original do suporte, o espelho.

…………………………………………………………….

[blind mirror]

2022
drawing
(wood, mirror, enamel paint and graphite)
218 x 101 cm

Espelho cego is a polyptych drawing. It has as support four mirrors on wood chassis. The mirrors were covered with black enamel paint and then coated with graphite pencil by hand. This last procedure reveals the painting irregularities, what otherwise would appear uniformly sterile. The drawing execution in itself does not exclude its accidents: scratches, smudges, handprints—small events that, here and there, reveal the original materiality of the support, the mirror.